UFSC » Núcleo de Gestão de Design & Laboratório de Design e Usabilidade

Design centrado no usuário é tema de palestra e workshop na UFPB
Publicado em 12/07/2016 às 0:31

palestra_workshop_Giselle

Nesta terça-feira, 12 de julho, os professores Eugenio Merino e Giselle Merino compartilharam seus conhecimentos sobre a temática Design Centrado no Usuário na Universidade Federal da Paraíba

A palestra contou com a participação dos alunos da graduação e apresentou a teoria e a prática do Design Centrado no Usuário. O workshop foi direcionado para a aplicação da metodologia GODP , que tem com foco o design centrado no usuário, aplicada à tecnologia assistiva.

O evento tem realização do Grupo de Estudos Design Para Todos, da RPDTA - Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e do NGD/LDU UFSC, com apoio do curso de Design da UFPB, Programa de Pós Graduação em Design da UFSC, Programa de Pós Graduação em Design da UDESC, CAPES e CNPq.

Confira alguns registros:

palestra

palestra2

worksho 1

workshop3

workshop4

grupo

 

NGD/LDU participa de encontro reunindo agricultores familiares apoiados pelo Programa SC Rural
Publicado em 29/06/2016 às 17:01

Aconteceu em Chapecó/SC o 1º Encontro de Empreendedores do SC Rural, realizado dia 06 de junho. Com presença de cerca de 500 empreendedores da região Oeste, todos apoiados pelo Programa SC Rural, o evento teve como objetivo a troca de experiências e palestras sobre tendências e serviços que agregam valor aos produtos da agricultura familiar.

Os professores Eugenio Merino e Giselle Merino, coordenadores do NGD/LDU UFSC, participaram da programação palestrando sobre alternativas para agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar, incluindo apresentação de cases da região.

Confira alguns registros:

foto 1
foto 2
foto 3

Educação Gráfica conta com artigo do NGD/LDU UFSC abordando a influência açoriana no desenvolvimento de identidades visuais no setor do artesanato
Publicado em 26/06/2016 às 10:20

A revista Educação Gráfica (UNESP) divulgou sua primeira edição de 2016, que conta com publicação dos pesquisadores do NGD/LDU UFSC Marina Cuneo Aguiar, Giselle Merino, Eugenio Merino e Ricardo Triska.

O artigo aborda a influência açoriana no desenvolvimento de projetos de identidade visual no setor do artesanato, trazendo um estudo de caso realizado com a ARA – Associação Ribeirão de Artesanato, localizada em Florianópolis/SC. Confira aqui o artigo na íntegra.

site-NGD_diagrama-síntese2

AGUIAR, Marina Cuneo et al. A influência açoriana no desenvolvimento de projetos de identidade visual no setor do artesanato: estudo de caso ARA. Revista Educação Gráfica, Bauru, v. 20, n. 1, 232-251, jun. 2016. Trimestral. Disponível em: <http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-influencia-acoriana-no-desenvolvimento-de-projetos-de-identidade-visual-no-setor-do-artesanato-estudo-de-caso-ara-the-azorean-influence-in-development-of-visual-identity-project-in-crafts-sector>. Acesso em: 27 jun. 2016.

18º Congresso Brasileiro de Ergonomia acontece esta semana em Belo Horizonte/MG
Publicado em 22/05/2016 às 23:05

abergo2016

A Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO realizará, no período de 23 a 27 de Maio de 2016, no prédio das Engenharias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte/MG, o 18º Congresso Brasileiro de Ergonomia e o 11º Fórum Brasileiro de Ergonomia.

Tendo como temática central do evento “Ergonomia e desenvolvimento“, o congresso contará com quatro artigos da equipe NGD/LDU UFSC nas áreas de: Projeto; Segurança; e Design, Interação e Inovação.

Confira os artigos na íntegra:

Integridade Física da Equipe de Enfermagem e do Paciente em Ambientes Psiquiátricos - Júlia Pereira Steffen Muniz, Lais Welter de Abreu, Bruno Guimarães, Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Eugenio Andrés Díaz Merino

Projeto de Órteses: Definição de Requisitos com Base no Usuário, Produto e Contexto de Uso - Sílvia Conte Roncatto, Bruna de São Thiago Serpi, Giuliano Mannrich, Bruno Guimarães, Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Eugenio Andrés Díaz Merino

Processo de Instrumentação Integrada no Desenvolvimento de Projetos de Tecnologia Assistiva - Giselle Mari Speck, Rosimeri Franck Pichler, Giuliano Mannrich, Bruno Guimarães, Susana Cristina Domenech, Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Eugenio Andrés Díaz Merino

O Erro de Medicação em Ambiente Hospitalar e Ações Para Sua Prevenção: Uma Revisão Bibliográfica - Arina Blum, Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Eugenio Andrés Díaz Merino

Lançamento do livro “A Gestão de Design e o Direito de Propriedade Industrial Brasileiro”
Publicado em 05/05/2016 às 15:09

Já está disponível no catálogo da Amazon o novo livro A Gestão de Design e o Direito de Propriedade Industrial Brasileiro: uma abordagem para identificação e proteção por maio de marca e indicação geográfica, dos autores Alber Neto e Eugenio Merino.

Com uma inédita aproximação entre o Design e o Direito de Propriedade Industrial Brasileiro, a publicação possui uma compreensão completa sobre o desenvolvimento, registro e funcionamento de marcas, buscando um diálogo permanente com a realidade de micro e pequenas empresas e de como estas podem se valer de um processo de gestão de marca.

Mostram-se formas de como as marcas podem agregar valor a produtos e serviços e diferenciá-los frente aos concorrentes. Sugere-se também que o processo de gestão de indicação geográfica em seus pontos de contato seja similar ao processo de gestão de marca (branding).

Clique aqui para conferir o livro.

Sobre os autores:

Alber Neto

Graduado em Design pelo Instituto Federal Fluminense – IFF. Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, sob orientação do Prof. Dr. Eugenio Merino.

Atualmente leciona em cursos superiores de Administração, Arquitetura, Desenho Industrial, Engenharia de Produção e Marketing. Na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, lecionou a disciplina de Empreendedorismo e Inovação para os cursos de graduação e também para os cursos de mestrado e doutorado. Como consultor e agente da inovação na mesma universidade, entre outras atribuições, ficou responsável pela elaboração do projeto de Estruturação da Agência de Inovação contemplado no edital FAPERJ 10/2012. Na Faculdade Redentor de Campos, coordenou os cursos de Administração e de Marketing; coordenou o processo de reconhecimento do curso de Marketing, conquistando nota 4.

img site professor

Eugenio Merino

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade.

Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC.

Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. Atualmente é pesquisador CNPq (PQ1C), Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design. Realizou Estagio Senior na Universidad Politecnica de Valencia (Espanha).

  • Administradores do Site
  • 1960 - 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000 |
  • Última atualização do site foi em 21 de julho 2016 - 17:31:19
http://ufsc.br/
http://ufsc.br/
http://capes.gov.br/
http://capes.gov.br/
http://www.cnpq.br/
http://www.cnpq.br/
http://www.oab-sc.org.br/
http://www.oab-sc.org.br/
http://www.fapesc.sc.gov.br/
http://www.fapesc.sc.gov.br/
www.epagri.sc.gov.br
www.epagri.sc.gov.br
www.sebrae.com.br
www.sebrae.com.br
www.sc.gov.br
www.sc.gov.br