Núcleo de Gestão de Design & Laboratório de Design e Usabilidade
  • Fechamento das atividades de 2016

    Publicado em 17/12/2016 às 17:08

    Na última quarta-feira realizamos o fechamento das atividades deste ano no núcleo.

    O encontro foi de revisão dos projetos desenvolvidos, dos eventos em que estivemos presentes e das publicações realizadas durante 2016, além das expectativas para o novo ano que se inicia. Tivemos também um momento de confraternização com um belo lanche!

    foto 4edit

    Nossa equipe estará em recesso e volta às atividades dia 6 de fevereiro.

    Desejamos a todos boas festas, com um feliz Natal e próspero Ano Novo. Que 2017 seja repleto de projetos e realizações!

    foto 1edit2_boas festas


  • NGD/LDU participa de evento do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB

    Publicado em 06/12/2016 às 21:29

    Na última quinta-feira, 01 de dezembro de 2016, ocorreu a Tarde Acadêmica promovida pelo PPGAU – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB  e organizada pelo LACESSE – Laboratório de Acessibilidade com apoio do Laboratório de Modelos + Prototipagem (LM+P), que contou com a presença dos professores doutores Giselle Merino e Eugênio Merino do NGD/LDU UFSC.

    Participaram do evento alunos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, além de professores e pesquisadores dos laboratórios envolvidos, bem como da UFRN e UFPE.

    Houve uma intensa troca de experiências entre os laboratórios, que em breve gerará parcerias entre as entidades.


  • Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design | P&D 2016

    Publicado em 20/10/2016 às 11:37

    Entre os dias 4 a 7 de outubro participamos do Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design em Belo Horizonte – Minas Gerais.

    Nossos pesquisadores apresentaram artigos do eixo temático de Metodologias do Design (sub-eixo Design estratégico) abrangendo a atuação do design nas áreas da agricultura familiar e da saúde.

    2 3 1

    Na agricultura familiar, os autores abordaram diversos casos nos mais de 15 anos de trabalhos do núcleo na temática em projetos realizados internacionalmente e no estado de Santa Catarina.

    Na área da saúde, foram apresentados dois artigos dos trabalhos realizados no Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ/SC) abordando: 1) o levantamento de oportunidades de atuação e a identificação de ações de design; e 2) os resultados preliminares do estudo de caso em desenvolvimento na farmácia hospitalar.

    foto site ngd foto 4 site ngd

    Em breve os anais do evento serão disponibilizados.

    MERINO, Eugenio A. D.; AGUIAR; MERINO, Giselle S. A. D.; Marina C.; TRISKA, Ricardo; PEREIRA, Danilo. DESIGN E AGRICULTURA FAMILIAR: AÇÕES DE VALORIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO EM SANTA CATARINA. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos… Belo Horizonte: , 2016.

    MERINO, Giselle S. A. D.; MERINO, Eugenio A. D.; HINNIG, Renata. GESTÃO DE DESIGN NA SAÚDE HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DE SANTA CATARINA (IPQ-SC). In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos… Belo Horizonte: 2016.

    BLUM, Arina; MERINO, Giselle S. A. D.; MERINO, Eugenio A. D. ESTRATÉGIAS DE DESIGN NA FARMÁCIA HOSPITALAR: MAPEAMENTO DE UM SISTEMA DE MEDICAÇÃO. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos… Belo Horizonte: 2016.

     


  • Workshop em Joinville discute as indicações geográficas no Brasil e no exterior

    Publicado em 18/08/2016 às 20:38

    Entre os dias 10 e 12 de agosto nossa equipe participou do V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica, em Joinville/SC, que teve como objetivo discutir alternativas para o desenvolvimento e preservação do patrimônio cultural vinculado à produção e prestação de serviços com referência de origem.

    workshop ig 1

    A programação do evento contou com apresentações de trabalho, oficinas e palestras ministradas por profissionais brasileiros e estrangeiros. Os professores Eugenio Merino e Giselle Merino apresentaram a palestra intitulada “Gestão de Design & IGs: da valorização do produto à saúde do produtor​, uma abordagem centrada no Ser Humano“. A palestra trouxe a contribuição da gestão de design nas indicações geográficas no contexto da agricultura familiar no que se refere à identificação e valorização de grupos produtivos e produtos, além do aspecto da saúde dos agricultores.

    workshop ig 2

    workshop ig 3

    Dione Benevenutti (Epagri), George Livramento (Epagri), Marina Cuneo Aguiar (PPG Design UFSC), prof. Dr. Eugenio Merino (PPG em Design e PPG Eng. Produção), prof. Dra. Giselle Merino (PPG em Design UFSC e UDESC) e Adriana Tomazi (Epagri). 

    Também foi apresentado artigo abordando a mesma temática, trazendo o estudo de caso realizado com a cooperativa Rio Novo, em Corupá/SC.

     


  • Aluno da Universidade Politécnica de Valência faz defesa de mestrado no Brasil em projeto desenvolvido no NGD/LDU UFSC

    Publicado em 17/08/2016 às 13:15

    Em convênio de mobilidade em nível de mestrado junto a Universidad Politécnica de Valencia (Espanha), por meio do Programa de Intercambio PROMOE, recebemos no início do ano o aluno David J. Nicolás García, do Máster Universitario en Ingeniería de Diseño (MUID).

    Sob orientação do Prof. Dr Bernabé Hernadis Ortuño (UPV) na Espanha e do Prof. Dr. Eugenio A. D. Merino (UFSC) com coorientação da Profa. Dra. Giselle Schimidt A. D. Merino (UFSC/UDESC) do NGD/LDU UFSC e apoio da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva no Brasil, desenvolveu-se o projeto intitulado “Design e Saúde: integração de dois métodos de engenharia de design para a realização de órteses para estabilização de pé e tornozelo”.

    david_apresentando

    O projeto foi realizado com o objetivo de desenvolver um produto de Tecnologia Assistiva, órtese de pé e tornozelo, feito especificamente para um paciente interno do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina – IPq / SC, que apresenta um quadro de transtorno mental, paralisia cerebral e hemiplegia esquerda.

    Por meio da união de duas metodologias sistemáticas tais como GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos) e o Modelo Sistêmico de formulação por objetivos, foi possível organizar os dados recolhidos a partir dos estudos e testes realizados ao paciente em visitas ao IPq-SC usando meios tecnológicos, tais como captura de movimento por sensores inerciais XSens e câmera de termografia infravermelha (IT) FLIR E40 e Impresora3D MakerBot 2 para a fabricação da órtese com materiais ABS e Filaflex.

    david_orteses

    Por meio da confecção de um molde do pé do paciente, fabricado inicialmente em gesso para posterior escaneamento, trabalhou-se com as suas medidas no software Z-Brush, que permite trabalhar com formas orgânicas necessárias para a consecução do projeto. O resultado é o produto órtese de pé e tornozelo que vai continuar por mais verificações e correções por o suporte tecnológico acima mencionado.

    david1

    Prof. Dr. Marcelo Gitirana, Profa. Dra. Giselle Merino, mestrando David J. Nicolás García, Prof. Dr. Eugenio Merino e Prof. Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo. ​